segunda-feira, 26 de abril de 2010

Refúgio dos Pequeninos - Aboim Ascensão


Em parceria com o post do abandono dos idosos achámos pertinente falar também de outro tipo de abandono: o abandono das crianças. Cada vez mais, este tema tem sido alvo de grandes notícias e destaque nos media. Infelizmente é uma realidade bastante dura e bem patente não só no nosso país como também em todo o mundo. O número de crianças vítimas de maus tratos e, posteriormente abandonadas, está a aumentar obrigando os menores a internamentos prolongados sem justificação clínica. Estas crianças são depois acolhidas por centros de apoio ou mesmo "atiradas" para instituições onde não têm o calor dos pais e o significado da palavra "família" será sempre para eles algo duvidoso.
Visto a nossa escola estar sediada em Faro resolvemos visitar uma instituição deste tipo: o Refúgio Aboim Ascensão.
O Refugio Aboim Ascensão é uma Instituição Particular Cristã de Solidariedade Social fundada em 1933, em Faro, por Manuel Aboim Ascensão de Sande Lemos.
Primeiro como lactário e centro de apoio a mães solteiras, depois como serviço médico de recém-nascidos e prematuros, a Instituição sofreu alterações ao longo dos anos, quer de ordem técnica, quer de ordem metodológica, não deixando, contudo, de cumprir o ideal benemérito do seu fundador: “Apoio à Primeira Infância”.
O Refúgio não tem quaisquer rendimentos próprios nem metodologia ou fins lucrativos. Os donativos feitos ao Refúgio Aboim Ascensão concedem aos Mecenas benefícios fiscais decorrentes da legislação em vigor.
Esta instituição, hoje em dia, continua a dar testemunho das vantagens, mundialmente aceites, da intervenção precoce e interdisciplinar, em favor de Crianças em perigo.

Sem comentários:

Enviar um comentário