domingo, 16 de maio de 2010

Rotary Clube

A favor da comunidade e pela comunidade!

Criado a fim de estabelecer a paz entre os povos no fim da segunda guerra mundial, o rotary clube é uma associação a nível internacional que tem vindo a ajudar vários países em distintas causas bastante nobres. Esta associação mundial é constituída por vários profissionais de diversas áreas, que tentam ao mais alto nível desenvolver e promover relações éticas promovendo a boa vontade de cada um. Com mais de 1.2 milhões de empresários e de líderes de negócios, o rotary tem vindo a desenvolver inúmeras iniciativas que visam a promoção de um mundo melhor. Sem pensar em crenças, raças ou culturas, os rotarianos regem-se pela peculiar frase Dar de si antes de pensar em si! Com mentes abertas e cooperativas, onde há lugar para todos, independentemente das suas diferenças.

A base do mundo novo está no ideal de servir, na cooperação e na vida em conjunto, só asism se pode atingir o ideal de um mundo melhor. Desenvolver a boa fé, protagonizando a bom vontade e a boa formação de cada um. O rotariano é um bom samaritano e um óptimo anfitrião. Preocupados com problemas internacionais, ambientais e sociais tentam, a cada dia, uma nova boa acção a fim de conseguir dar resposta a todas as dificuldades.
Crianças em situação de risco, pobreza, fome, preservação do meio ambiente, analfabetismo e violência são algumas das causas a que os rotarianos se afrontam e lutam. Para além destas, o Rotary club apoia iniciativas pró-juventude promovendo o desenvolvimento profissional e patrocinam o intercâmbio entre os estudantes.

É de louvar que ainda existam pessoas bem formadas, pessoas que no meio de todo este mundo egocêntrico e egoísta ainda tirem de si próprio para dar aos outros. Isto dá-nos que pensar! Dá-nos que pensar o facto de ainda existir neste mundo quem acredite que há esperança, quem ainda lute por fazer deste mundo, desta gente, uma verdadeira comunidade, um único povo junto e unido pelas entreajudas. É bom saber que a síndrome de egoísmo e detruiçao que afecta quase toda a população, ainda não chegou a este grupo de bons samaritanos. E nós? Nós que fazemos pelo mundo? Que fazemos pelos outros? Será que na nossa banal rotina de trabalho, casa, fim-de-semana, não arranjamos um tempinho para pensar no próximo? Será que ainda vamos a tempo de nos livrarmos deste egocentrismo abismal e lutar não contra os outros mas pelos outros? Acredito que sim , acredito que cada um de nós tem muito parda dar, e acredito que basta querer, basta ter vontade de ajudar para construir algo muito melhor do que temos.

Um grande bem haja ao Rotary internacional!