segunda-feira, 12 de abril de 2010

Abandono dos Idosos

O tema desta semana é o abandono dos idosos nos lares. Para conseguirmos estar mais dentro do assunto fomos ao Lar de Alcantarilha, no Algarve, ver o seu funcionamento e conseguimos realizar uma mini reportagem sobre o assunto. Com o passar dos tempos, muitos são os casos de abandono visíveis nos lares de terceira idade. O bem-estar é um dos aspectos cruciais e mesmo indispensáveis nesses estabelecimentos que garantem uma boa qualidade de vida dos utentes do lar. Torna-se difícil para as entidades competentes responder a todas as necessidades visto o leque de carências ser demasiado vasto. Por se tratar de uma questão social e uma preocupante problemática dos dias de hoje, visto estar a aumentar a esperança média de vida, torna-se indispensável um bom funcionamento tanto das instalações como dos próprios procedimentos oferecidos pela Acção Social. O abandono dos idosos é mais do que o próprio acto em si; é uma questão de ética, de moralm mas sobretudo é uma questão de dignificação da vida humana. Com mais ou menos idade, com mais ou menos experiência de vida, mais ou menos capacidades físicas somos humanos, temos necessidades, temos carências não só físicas mas também psicológicas e, estas as instituições, por muito que tentem, não conseguem substituir uma família, não conseguem ser mais do que trabalhadores que zelam pelo bem-estar. É preciso mais! É preciso uma lição de moral, é preciso uma nova educação, é urgente dignificar e humanizar esta gente que carece de princípios...

4 comentários:

  1. Infelizmente os casos de abandono a idosos teimam em existir. É triste, é absurdo, descabido mas principalmente é completamente incompreensível e imperdoável que se abandonem aqueles que são do nosso sangue, que são a nossa família. Felizmente existem estas pessoas, bem formadas, que tentam dar um pouco daquilo que tanto falta nestes utentes. É absolutamente enriquecedor trabalhar com estas pessoas, é gratificante o sorriso na cara daqueles que ajudamos. Não custa nada e é gratificante e muito compensador, acreditem!

    ResponderEliminar
  2. Os pais dedicam uma vida inteira para cuidar, proteger os filhos, dão amor, carinho, compreensão, são os nossos melhores amigos e qual é a recompensda por toda essa dedicação e trabalho? um lar, quando chegamos a adultos esquecemos depressa quem nos faz bem e somos egoístas ao ponto de nem queremos por perto aqueles que dedicaram toda a sua vida por nós, vale a pena pensar nisso.

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente com o comentário do colega Eusébio. Por outro lado, acho que se deixou de fora um ponto bastante revoltante. Não nos podemos esquecer que muitos dos lares portugueses maltratam os idosos violentamente. Para além de serem abandonados pela família, são, muitas vezes, vítimas de agressões físicas e psicológicas.

    ResponderEliminar
  4. Rúben, aluno nº 36859

    ResponderEliminar